A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos – SEGER e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo - PRODEST disponibilizaram a nova interface de Editais de Licitação no sistema SIGA.
O objetivo da melhoria, resultado de um trabalho que envolveu servidores de diferentes áreas, foi melhorar o fluxo do processo no sistema e facilitar o registro das informações, além de possibilitar um maior controle e transparência na condução das licitações a na publicidade dos atos administrativos.
Conforme divulgado no Informativo SIGA 002/2021, dentre as principais alterações trazidas pela melhoria, destacam-se:
- Eliminação de atividades do fluxo do processo, que compreendiam trâmites para o mesmo servidor, tornando a geração do Edital e sua publicação mais rápida.
- Criação de um menu específico para os Editais.
- Sequenciamento automático do número do Edital, para evitar repetições indevidas decorrentes do preenchimento manual.
- Novo layout da tela do Edital, acrescentando novos recursos e informações.
- Nova funcionalidade para envio e registro dos pedidos de esclarecimento, seja pelo cidadão, fornecedor ou servidor.
- Alteração da funcionalidade de envio de impugnações, para permitir o registro pelo próprio servidor ou, ainda, pelo cidadão, e não apenas pelo fornecedor com cadastro no SIGA.
- Disponibilização de um quadro, na tela do Edital, com o histórico de todas as ações e alterações realizadas, indicando o dia, hora e servidor responsável, garantindo maior transparência e controle das atividades.
- Parametrização dos prazos por modalidade e tipo de licitação, especialmente os relativos ao Pregão Eletrônico, de modo a garantir a observância do prazo mínimo legal para acolhimento de propostas.
- Disponibilização pública e irrestrita do Edital, de modo a não ser mais necessário o registro prévio de informações do interessado para obtenção do documento.
- As notificações não mais serão enviadas por e-mail a todos que baixaram o edital, mas apenas àqueles que manifestaram o interesse em receberem atualizações, e prioritariamente via Painel de Notificações, caso o interessado possua cadastro no sistema.
No Portal do SIGA foi disponibilizado o manual com orientações detalhadas aos servidores sobre a nova interface.
Em caso de dúvidas, os usuários do sistema devem acionar o Suporte Técnico do SIGA.

Gerência de Licitações – GELIC
Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – SEGER