Perguntas Frequentes

  • A Subgerência de Cadastro de Fornecedores – SUCAF fica responsável pela analise da documentação e validação do Cadastro, emitindo o CRC/ES, o qual poderá ser impresso pelo fornecedor.

  • Com o Certificado de Registro Cadastral - CRC/ES o fornecedor poderá participar de todas as licitações do Estado, dispensando a apresentação de uma série de documentos, desburocratizando o procedimento licitatório. O Cadastramento Unificado de Fornecedores é um módulo informatizado, integrante do Sistema Integrado de Gestão Administrativa - SIGA, de operação ON-LINE, que a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos - SEGER desenvolveu visando desburocratizar e facilitar o cadastramento dos fornecedores do Governo do Estado do Espírito Santo.

  • Sim, enquanto o SICAF é o sistema que o Governo Federal utiliza para o cadastramento de fornecedores, o SIGA abrange o Governo Estadual. Dessa forma, todas as empresas interessadas em participar de licitações realizadas por órgãos/entidades da Administração Pública Estadual do Poder Executivo do Estado Espírito Santo devem fazer seu cadastro no SIGA.

  • O contato da Sucaf com os fornecedores é exclusivamente pelo e-mail fornecedores.siga@seger.es.gov.br. A Sucaf não realiza atendimento presencial e nem por telefone. Caso deseje entregar os documentos pessoalmente, deverá entregar no setor de protocolo geral da Seger, horário de funcionamento:09 as 18hrs.

  • Pela internet é realizado o pré-cadastro no site www.compras.es.gov.br, logo em seguida receberá um link por e-mail para realização do cadastro complementar. A empresa deverá encaminhar a documentação física para que a SUCAF possa analisar antes de aprovar o cadastro. Neste site estão as orientações sobre o cadastro e os documentos necessários para inscrição no CRC/ES.

  • A documentação deve ser encaminhada para o endereço: Av. Governador Bley - Ed. Fábio Ruschi, 236, 10º andar, bairro Centro - Vitória – ES. Cep.: 29010-150. Aos cuidados da SUCAF/SEGER. Não são aceitos documentos enviados por e-mail ou fax, devendo pelos correios ou pessoalmente no setor da protocolo da Seger.

  • O cadastro complementar serve para acelerar o processo de análise, ele é feito quando a Empresa preenche todos os campos nas abas do sistema SIGA, principalmente o cadastro de materiais/serviços e as informações dos sócios.

  • Não, os documentos devem estar devidamente autenticados e vigentes, somente os documentos que permitem a verificação da autenticidade através da internet podem ser entregues em cópia simples. Documentos podem ser autenticados pelo funcionário da SUCAF caso o fornecedor leve o original para conferência.

  • A documentação para inscrição depende da natureza Jurídica da Empresa. No caso de uma LTDA os documentos para inscrição no CRC/ES Parcial seriam:

    a) Requerimento à SUCAF devidamente preenchido;
    b) Cópia Autenticada da Cédula de Identidade e CPF de todos os Sócios; 
    c) Cópia Autenticada do Contrato Social e suas Alterações; 
    d) Cartão de CNPJ Atualizado; 
    e) Procuração ou ofício de credenciamento, se for o caso.

    Se a empresa não for uma LTDA a relação de documentos necessários encontra-se no site www.compras.es.gov.br, na parte central, onde está escrito “Documentos Necessários”.

  • Conforme INFORMATIVO SIGA Nº 004/2013 a habilitação no momento é Parcial, sem previsão de voltar a ser completa. Isso significa que no momento não estamos atualizando certidões e balanços, esses serão entregues à comissão de licitação caso a empresa vença o certame. Orientamos o fornecedor a verificar sempre os Informativos no site www.compras.es.gov.br para ficar atualizado em relação ao cadastramento.

  • A documentação para renovação é quase a mesma documentação usada para inscrição, com a adição da Certidão Simplificada da Junta onde a empresa foi registrada ou do Cartório de Registros, se for o caso. Essa Certidão visa assegurar que os dados fornecidos estão atualizados de fato. Segue a lista de documentos necessários para a renovação no CRC/ES Parcial:

    a) Requerimento solicitando a Renovação do Certificado (marcar opção “renovação do CRC parcial”;

    b) Última Alteração Contratual Consolidada ou Estatuto, bem como prova da recondução ou mudanças dos representantes legais, se for o caso. 
    Ata de eleição de diretores se for o caso.

    OBS 1: Trazer a documentação autenticada – RG e CPF /CNH/ RNE dos novos sócios e diretores/administradores, dentro do prazo de validade, caso tenha ocorrido a admissão.

    OBS 2: Deverá ser entregue última alteração contratual autenticada, caso a empresa não tenha sofrido nenhuma alteração no seu contrato social ou estatuto. Caso não seja o documento citado como último arquivamento na certidão da junta comercial 

    OBS 3: Caso a última alteração contratual não seja consolidada, deverá ser entregue todas as alterações ocorridas que ainda não constam no processo de cadastro da empresa.

    c) Cartão CNPJ Atualizado. Caso a empresa possua sócia jurídica, deverá apresentar também o cartão de CNPJ da mesma juntamente com a documentação de identificação do representante legal da sócia jurídica (RG e CPF).

    d) Certidão simplificada emitida pela respectiva Junta Comercial ou declaração do respectivo Cartório de Registro, atualizado (até 90 dias de emissão).
    No qual certificará o último arquivamento da empresa, que também deverá ser apresentado caso tenham convalidação com a regularidade jurídica da empresa

    e) Procuração de representante legal específica para licitações ou ofício de credenciamento assinado por sócio administrador com firma reconhecida, se for o caso;
    (de acordo com o CPF do login de acesso do representante inserido no sistema SIGA no cadastro de fornecedores)

    Observações Gerais: 
    1) O fornecedor não deverá realizar nenhuma alteração diretamente no cadastro atual no sistema SIGA, deverá nos solicitar por escrito juntamente com a apresentação da documentação acima, que a SUCAF realizará a alteração diretamente no cadastro.
    2) Todas as cópias deverão estar autenticadas em cartório ou trazer original junto com cópia e solicitar ao servidor para que seja conferido e colocado o carimbo de “confere com o original” no momento da entrega no protocolo geral da Seger;
    3) O prazo inicial de análise é de 5 dias úteis e o retorno será no email de cadastro da empresa constante no SIGA;
    4) Nosso endereço para envio pelos correios: SEGER-Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, CNPJ: 07.162.270/0001-48. Av. Governador Bley,n.236, Ed. Fábio Ruschi, Bairro: Centro, Vitória-ES, CEP:29010-150, A/C SUCAF (Subgerência de Cadastro de Fornecedores)
    5) Caso não tenha ocorrido alteração contratual da empresa após a última aprovação do CRC, será obrigatório apresentação apenas dos itens “a” e “d” citados acima.

  • Sim, se o processo foi deferido, na área do fornecedor no site www.compras.es.gov.br. Nos casos de indeferimento, os motivos serão encaminhados para o e-mail cadastrado da empresa para que possa sanar as pendências identificadas.

  • O prazo de análise do processo é de até cinco (05) dias úteis a partir do dia seguinte à entrega da documentação nesta SUCAF. O fornecedor é informado do resultado da análise através do e-mail cadastrado no SIGA, também é possível realizar o acompanhamento no site www.compras.es.gov.br na área de Login dos Fornecedores.

  • A documentação para renovação é quase a mesma documentação usada para inscrição, com a adição da Certidão Simplificada da Junta onde a empresa foi registrada ou do Cartório de Registros, se for o caso. Essa Certidão visa assegurar que os dados fornecidos estão atualizados de fato. Segue a lista de documentos necessários para a renovação no CRC/ES Parcial:

    a) Requerimento solicitando a Renovação do Certificado (marcar opção “renovação do CRC parcial”;

    b) Última Alteração Contratual Consolidada ou Estatuto, bem como prova da recondução ou mudanças dos representantes legais, se for o caso. 
    Ata de eleição de diretores se for o caso.

    OBS 1: Trazer a documentação autenticada – RG e CPF /CNH/ RNE dos novos sócios e diretores/administradores, dentro do prazo de validade, caso tenha ocorrido a admissão.

    OBS 2: Deverá ser entregue última alteração contratual autenticada, caso a empresa não tenha sofrido nenhuma alteração no seu contrato social ou estatuto. Caso não seja o documento citado como último arquivamento na certidão da junta comercial 

    OBS 3: Caso a última alteração contratual não seja consolidada, deverá ser entregue todas as alterações ocorridas que ainda não constam no processo de cadastro da empresa.

    c) Cartão CNPJ Atualizado. Caso a empresa possua sócia jurídica, deverá apresentar também o cartão de CNPJ da mesma juntamente com a documentação de identificação do representante legal da sócia jurídica (RG e CPF).

    d) Certidão simplificada emitida pela respectiva Junta Comercial ou declaração do respectivo Cartório de Registro, atualizado (até 90 dias de emissão).
    No qual certificará o último arquivamento da empresa, que também deverá ser apresentado caso tenham convalidação com a regularidade jurídica da empresa

    e) Procuração de representante legal específica para licitações ou ofício de credenciamento assinado por sócio administrador com firma reconhecida, se for o caso;
    (de acordo com o CPF do login de acesso do representante inserido no sistema SIGA no cadastro de fornecedores)

    Observações Gerais: 
    1) O fornecedor não deverá realizar nenhuma alteração diretamente no cadastro atual no sistema SIGA, deverá nos solicitar por escrito juntamente com a apresentação da documentação acima, que a SUCAF realizará a alteração diretamente no cadastro.
    2) Todas as cópias deverão estar autenticadas em cartório ou trazer original junto com cópia e solicitar ao servidor para que seja conferido e colocado o carimbo de “confere com o original” no momento da entrega no protocolo geral da Seger;
    3) O prazo inicial de análise é de 5 dias úteis e o retorno será no email de cadastro da empresa constante no SIGA;
    4) Nosso endereço para envio pelos correios: SEGER-Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, CNPJ: 07.162.270/0001-48. Av. Governador Bley,n.236, Ed. Fábio Ruschi, Bairro: Centro, Vitória-ES, CEP:29010-150, A/C SUCAF (Subgerência de Cadastro de Fornecedores)
    5) Caso não tenha ocorrido alteração contratual da empresa após a última aprovação do CRC, será obrigatório apresentação apenas dos itens “a” e “d” citados acima.

  • Sim, se o processo foi deferido, na área do fornecedor no site www.compras.es.gov.br. Nos casos de indeferimento, os motivos serão encaminhados para o e-mail cadastrado da empresa para que possa sanar as pendências identificadas.

  • O prazo de análise do processo é de até cinco (05) dias úteis a partir do dia seguinte à entrega da documentação nesta SUCAF. O fornecedor é informado do resultado da análise através do e-mail cadastrado no SIGA, também é possível realizar o acompanhamento no site www.compras.es.gov.br na área de Login dos Fornecedores.

  • O CRC/ES tem validade de um ano a partir da data de inscrição. Orientamos renovar o CRC/ES com no mínimo dez dias úteis de antecedência. A empresa visualizará a data de vencimento ao imprimir o CRC/ES na área dos Dados Cadastrais.

  • a) ATIVO/SEM CERTIFICADO – Significa que foi feito o pré-cadastro da empresa no SIGA, mas ainda falta ser analisada a documentação física enviada à SUCAF. Caso seja deferido o processo o CRC/ES passa a ser ATIVO/COM CERTIFICADO, caso seja indeferido, o CRC/ES continuará ATIVO/SEM CERTIFICADO até a resolução das pendências.
    P.S: A empresa consegue participar de compra direta eletrônica no SIGA, mas não está apta para participar de pregões eletrônicos.

    b) ATIVO/COM CERTIFICADO – Significa que o CRC/ES encontra-se em situação regular, nesse caso o fornecedor precisa ficar atento à data de vencimento que o ocorre um ano depois da liberação. 
    P.S: A empresa está apta para participara de pregões eletrônicos e compras diretas no SIGA.

    c) INATIVO/ COM CERTIFICADO – Significa que é preciso renovar o CRC, pois o mesmo encontra-se vencido. Para renovação devem ser enviados à SUCAF os documentos necessários descritos acima no Item 11.
    P.S: A empresa não consegue participar de pregões eletrônicos. Entretanto, continua a participar das compras diretas eletrônicas no SIGA.

    d) ATIVO/ COM CERTIFICADO/ USUÁRIO SEM ACESSO A ABA PREGÃO – Significa que o CPF cadastrado na aba de Login não tem poderes para participar de pregões eletrônicos em nome da empresa ou ainda não cadastraram nenhuma pessoa na aba de Login. Nesse caso, a empresa deve mandar um e-mail para cadastro.fornecedores@seger.es.gov.br solicitando auxílio nessa questão.

  • Depois de já ocorrida a análise do processo e o deferimento da empresa, a forma mais rápida de liberar o acesso à área de Pregão é cadastrando algum Sócio/Diretor na aba de Login como usuário para efetuar lances em nome da empresa. Após esse cadastro é necessário apenas informar à SUCAF através do e-mail cadastro.fornecedores@seger.es.gov.br para liberarmos o acesso.

  • No sistema SIGA ainda temos que realizar os preenchimentos como se estivéssemos realizando o cadastro completo, o que não está ocorrendo no momento. É por isso que o sistema continua a pedir a atualização das certidões e balanços, devemos desconsiderar. Recomendamos ao usuário que inclua as informações para poder finalizar o cadastro, quando for o caso de uma inscrição, e não se preocupar com a mensagem de certidões vencidas no sistema. Caso a empresa vença a licitação, basta entregar as certidões e demais documentos atualizados à comissão de licitação do órgão licitante. 
    As certidões desatualizadas não impedem a participação em licitações desde que o CRC/ES da empresa esteja válido (validade do certificado é de 01 ano).

  • O Suporte SIGA auxilia nas dúvidas referentes à utilização do sistema através do número 0800 000 2001. Dúvidas referentes a regras de negócios devem ser esclarecidas junto À SUCAF através do e-mail cadastro.fornecedores@seger.es.gov.br.

  • Na área central do endereço eletrônico www.compras.es.gov.br existe a imagem de uma lupa ao lado está o link Pesquisar – Editais.

  • Deve encaminhar a documentação de identificação autenticada e vigente dos Representantes das Sócias Jurídicas além dos documentos necessários para inscrição/renovação de acordo com a natureza jurídica da empresa.

  • Sim, ao acessar a conta do Login, existe uma opção escrita Adicionar Empresa.

  • O pedido de alteração deve vir do próprio e-mail cadastrado no sistema, ou, deve ser encaminhado à SUCAF um pedido de alteração feito por algum Sócio/Diretor da empresa com firma reconhecida sobre a assinatura do mesmo. Esses procedimentos são para resguardar a empresa e à SUCAF de possíveis transtornos.

  • O e-mail do usuário pode ser trocado pela própria empresa na aba de “Manutenção do usuário”, Caso o usuário não tenha mais acesso ao e-mail é preciso enviar a solicitação de troca do e-mail cadastrado da empresa ao e-mail cadastro.fornecedores@seger.es.gov.br.

  • Ofício de credenciamento é o documento que dá poderes ao usuário que não é Sócio/Diretor da empresa, mas está cadastrado na aba de Login do sistema, para efetuar lances nos Pregões. O Ofício de credenciamento deve ser enviado para SUCAF com firma reconhecida sobre a assinatura de algum Sócio/Diretor.

  • A senha deverá ser resgata no acesso “Esqueci minha senha” no qual o usuário receberá a senha pelo e-mail cadastrado, caso tenha dificuldades é necessário entrar em contato com o suporte técnico do SIGA no número 0800 000 2001.

  • Conforme Decreto nº 2394-R o servidor somente é autorizado a autenticar documentação destinada ao cadastramento no CRC/ES confrontando o original com cópias.

  • Deve ser encaminhado à SUCAF um requerimento solicitando a atualização do CRC/ES juntamente com a última alteração contratual autenticada, e caso tenha ocorrido a entrada de novos sócios/dirigentes deve ser encaminhada a documentação de identificação (RG e CPF) autenticada e vigente dos mesmos.

  • Deverá apresentar um documento de Identificação local, tal como RNE, Identidade Estrangeira ou Passaporte, desde que tenha reconhecimento Internacional e esteja vigente e autenticado. Existe caso que a carteira de Militar (Identidade Militar) tem reconhecimento internacional Ex: Militar Federal.

  • Não é obrigatório o CRC/ES para a realização dos citados procedimentos, somente para pregão eletrônico.

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